Bateria de Lítio para Energia Solar: Saiba Tudo Sobre

25 de setembro de 2023
Bateria de Lítio para Energia Solar: Saiba Tudo Sobre

Painel solar com um capacete de proteção em cima.

A energia solar não para de crescer e, no último mês de agosto, superou os 33GW de capacidade operacional no Brasil, com mais de 2 milhões de sistemas instalados. Para chegar a números tão expressivos, o setor precisa, obviamente, contar com uma constante evolução das tecnologias empregadas. Afinal, para montar um bom sistema fotovoltaico, é necessário utilizar módulos solares, materiais elétricos, estruturas, inversores, controladores de carga e baterias, como a bateria de lítio.

Nas próximas linhas o assunto abordado será as baterias, que têm a nobre missão de armazenar a eletricidade gerada e, assim, de resolver eventuais intermitências. 

Segundo a provedora de pesquisas de mercado BloombergNEF, o investimento global em projetos de baterias de armazenamento de energia ultrapassou US$ 13 bilhões em 2020 e tem a expectativa de chegar a US$ 1,3 trilhão em 2030, impulsionado pela necessidade de soluções capazes de armazenar energia renovável. Ou seja, há muita demanda por essa tecnologia.

Veja também:

Qual é a melhor bateria para energia solar?

[caption id="attachment_4500" align="alignnone" width="584"]Kits híbridos com bateria de lítio Kits híbridos com bateria de lítio NeoSolar[/caption]

Para começar, vamos ao básico. As baterias estacionárias (incluindo chumbo-ácido e lítio) são as mais indicadas para sistemas de energia solar fotovoltaica, considerando o custo-benefício de fornecer a energia necessária por um custo mais baixo e com vida útil satisfatória. 

Há outros dois tipos bastante conhecidos, mas que não são indicados por razões diferentes: as baterias automotivas são desenvolvidas para VEs e perdem tanto em desempenho quanto em vida útil, se forem usadas em sistemas fotovoltaicos; e as baterias tracionárias, apesar de oferecerem alta capacidade cíclica e elevada profundidade de descarga, são mais caras, o que geralmente inviabiliza o uso na energia solar.

A bateria de lítio Powerwall da Tesla

Casa com paineis solares que armazenam energia e alimentam as baterias de lítio.

Consideradas a tecnologia de armazenamento solar mais eficiente, as baterias de lítio têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, devido, principalmente, ao fato de ter durabilidade bem superior ao das baterias de chumbo-ácido. Estima-se que a bateria de chumbo-ácido permita 1.500 ciclos de vida, enquanto a bateria de lítio pode durar até três vezes mais.

Nem todos se lembram, mas a implementação das baterias de lítio na energia solar tem como um dos grandes responsáveis o polêmico bilionário Elon Musk. Em 2015, a Tesla, uma das empresas de Musk, lançou a primeira versão do Powerwall, um sistema de baterias de lítio para armazenamento de energia solar em residências e comércios.

O Powerwall trouxe ao mercado uma forma relativamente simples de funcionamento: o armazenamento do excesso de energia capturada pelos painéis fotovoltaicos nas baterias. Isso permite que o usuário use essa energia extra em horários de pico, por exemplo, o que reduziria o preço da conta de luz. 

Tesla acaba de anunciar o Powerwall 3

Placas solares absorvendo raios de sol.

De lá para cá, a empresa de Musk lançou o Powerwall 2, em 2016, e acabou de anunciar, neste mês de setembro, o lançamento do Powerwall 3 para 2024. Segundo a Tesla, a terceira geração do seu sistema de armazenamento de energia solar será totalmente integrado e projetado para instalações domésticas. 

O Powerwall 3 terá a mesma capacidade de energia do Powerwall 2 (13,5 kWh), mas sua potência contínua saltará para 11,5kW. Outro diferencial é que a nova geração do sistema poderá fornecer mais energia com uma única unidade, além de ter sido projetado para chegar a até 40,5 kWh de expansão.

Editado por Alexia Messa 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e fique atento às novidades da NeoSolar!

E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!

Não perca nada sobre Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado