Dicas para o uso de bombas solares (especialmente nos meses de estiagem)

10 de julho de 2023
Dicas para o uso de bombas solares (especialmente nos meses de estiagem)

E esfriou.... Está chegando a estiagem, uma época de preocupação para agriculturores e pecuaristas, mas que pode ser bastante atenuada com o uso de bombas solares.

Em 21 de junho, começou oficialmente o inverno e, com ele, chegam os três meses mais frios e secos do ano. Essa época pode desencadear a temida estiagem, com chuvas abaixo da média, o que pode prejudicar especialmente rebanhos e plantações.

Confira cases com Bombeamento Solar:

Para produtores rurais e pecuaristas, a preocupação é fazer com que a água de rios, represas, lagos ou poços possa chegar para a irrigação, alimentação de animais e diversas atividades que requerem a utilização de energia.

No texto a seguir, vamos abordar uma tecnologia criada para auxiliar na captação de água e que ganha atenção especial durante a estiagem: as bombas de água com energia solar – ou, simplesmente, bombas solares -, opção mais econômica, confiável e que utiliza fonte limpa, renovável, silenciosa e inesgotável.

Confira!

Leia também:

O que são e como funcionam as bombas solares

O bombeamento solar se diferencia do convencional, pois, em vez de utilizar energia da rede elétrica, é alimentado pela energia fotovoltaica. Desta forma, promove a retirada de água dos lençóis freáticos, o que possibilita a irrigação de plantas e o abastecimento dos bebedouros dos animais, por exemplo. Por conta disso, as bombas solares podem ser usadas em lugares de difícil acesso e/ou remotos, onde a energia elétrica não é convencional, e também em centros urbanos, na reutilização da água da chuva, abastecimento de caixas d’água e bombeamento de água em jardins.

Elas funcionam assim: ao receber a energia proveniente do sol, as células fotovoltaicas das placas transformam a radiação diretamente em energia elétrica, no processo chamado de “efeito fotovoltaico”. Após a conversão da energia solar em elétrica, o painel energiza a bomba e leva a água até um reservatório, dispensando desta forma o uso de baterias.

As bombas solares podem ser submersas, quando instaladas dentro da água, com formato longo e cilíndrico para facilitar a instalação; ou de superfície, que ficam localizadas próximo à superfície, puxando a água da fonte e deslocando para o uso ou reservatório.

Existe ainda uma alternativa para grandes potências de bombeamento: as bombas de Corrente Alternada (CA) convencionais podem ser acopladas a um gerador de energia solar especialmente desenvolvido para isso. Da mesma forma que as bombas solares, o sistema não precisa de baterias ou geradores, funcionando normalmente na presença do sol.

Dicas importantes para uso de bombas solares

Na hora de comprar uma bomba solar, é preciso entender suas características para garantir uma operação eficiente, maior vida útil e baixa necessidade de manutenção.

1 - Prefira bombas com rolamento axial

Muitas bombas solares de baixo custo utilizam rolamentos de esferas, que são o principal ponto de quebra mecânica. A bomba precisa suportar a rotação, mas também faz um grande esforço axial para deslocar a água com pressões que chegam a dezenas ou centenas de MCA (Metros de Coluna d´Água).

2 - Utilize bombas com lubrificação à água

O ideal é utilizar bombas lubrificadas com filme fino de água, que, além de mais eficientes, evitam quebras e contaminações indesejadas.

3 - Tenha atenção com o material das bombas

Tanto o corpo da bomba quanto o bombeador devem ser de aço inox de boa qualidade, considerando também o tipo de líquido ou as características da água. O corpo da bomba deve ter uma espessura mínima para evitar vibrações e qualidade para durar muitos anos embaixo da água.

4 - Utilize motores PM BLDC

Evite utilizar bombas com escovas, que duram menos e são pouco eficientes. Prefira motores CC com imã permanente e sem escovas, o que aumenta a durabilidade e a eficiência, além de reduzir a necessidade de reparos.

Onde comprar bombas solares?

Agora que você já leu sobre a importância das bombas solares e suas aplicações, é hora de saber onde comprar.

Para isso, pode contar com a NeoSolar, líder no segmento Off Grid e que acaba de completar 13 anos de história no setor de energia solar brasileiro. A empresa oferece diversos modelos de bombas solares, kits e acessórios para a instalação do sistema, com soluções seguras, eficientes e o melhor valor do mercado.

Em 2023, a NeoSolar disponibilizou ao mercado brasileiro as bombas solares da marca ZTROON, disponíveis em quatro tipos (centrífugas, helicoidais, híbridas e de superfície), com 12 diferentes modelos. Além das bombas, são comercializadas peças de reposição compatíveis com os equipamentos, e é oferecido suporte técnico nacional para qualquer cliente. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e fique atento às novidades do blog.

E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!

Não perca nada sobre Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado