NeoSolar cresce 50% em 2022, impulsionada pela diversificação de negócios e programas de acesso à energia

23 de janeiro de 2023
NeoSolar cresce 50% em 2022, impulsionada pela diversificação de negócios e programas de acesso à energia

Os resultados foram obtidos mesmo em um ano desafiador para o setor, que enfrentou dificuldades como períodos de lockdown na China, a guerra na Ucrânia, greves de caminhoneiros e em portos, a crise global dos containers e outros entraves logísticos. Por outro lado, apesar desses fatores, a NeoSolar conseguiu aproveitar algumas tendências positivas para o mercado, como a maior procura por sistemas de Geração Distribuída (GD) após a aprovação do Marco Legal e o crescente interesse da população brasileira por energia solar.

Placas Solares - Crescimento Empresa Energia Solar
Placas Solares

“A Transição Energética já é realidade no Brasil, trazendo novas formas de gerar e consumir energia. Hoje vemos a população cada vez mais consciente disso, sabendo que a energia solar não apenas é uma forma mais limpa de gerar energia, mas também muito vantajosa por abater custos na conta de luz ou, até mesmo, capaz de levar eletricidade de forma prática para regiões antes isoladas”, comenta Raphael Pintão, sócio-fundador da NeoSolar.

Aumento do portfólio e projetos especiais

Há doze anos consolidada como um dos principais players do mercado brasileiros de energia solar, a NeoSolar ampliou seu portfólio em 2022 para atender às diversas demandas do consumidor brasileiro, incluindo investimentos em tecnologias como as baterias de lítio, os inversores híbridos, os microinversores e as bombas solares – procuradas especialmente pelo setor agro como solução para períodos de estiagem.

“Em 2022, a NeoSolar conseguiu ampliar o portfólio nos diferentes segmentos de atuação, além de inaugurar um novo centro de distribuição em Extrema (MG), que aumentou nossa capacidade para oferecer as melhores condições de compra em todo o território nacional. Assim, terminamos 2022 reforçando nosso posto de líderes de mercado no Off Grid e, cada vez mais, somos também referência nos mercados de Geração Distribuída, Recarga de Veículos elétricos e Armazenamento de Energia (Storage)”, resume.

Saiba Mais:

Além da distribuição de produtos para diferentes tipos de consumidores, a NeoSolar também teve sua receita impulsionada por Projetos Especiais em 2022, com participação em programas “Luz para Todos” e “Mais Luz para a Amazônia”. Pedro Pintão, outro sócio-fundador da companhia, destaca que a participação nessas iniciativas foi fundamental não apenas para os negócios, mas também no ponto de vista socioambiental.

“Integramos projetos importantes em parceria com diferentes concessionárias de energia, criados com o objetivo de levar energia elétrica à população de lugares remotos, sobretudo na região Norte do país. Cabe destacar que a participação da NeoSolar nesses programas ocorre não apenas pela sua liderança no mercado Off Grid, mas também pelas soluções customizadas que desenvolvemos e, principalmente, pelo nosso conhecimento técnico e experiência nesse tipo de projetos”, orgulha-se.

Tendência de crescimento para 2023

Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da NeoSolar em 2022, a chegada de novos produtos ao mercado brasileiro, sobretudo de inversores, baterias de lítio, bombas solares e carregadores de veículos elétricos, vai seguir no foco da empresa no ano que vem.

“O objetivo sempre é atender da melhor forma possível os nossos clientes em cada unidade de negócios, cada uma com suas demandas e particularidades. Trabalhar em mercados diferentes requer essa capacidade de olhar diferente para cada um deles e buscar as melhores soluções e tendências. Isso está no nosso DNA, chegar na frente e desenvolver novos mercados.” ressalta Raphael.

Instalação de Placas Solares - Crescimento Empresa Energia Solar
Instalação de Placas Solares

Pedro aponta que a expectativa para 2023 é de manter o ritmo de crescimento de 2022 – ano em que a empresa cresceu 50% considerando todas as unidades de negócio –, porém faz uma ressalva sobre o início do ano, que tende a ser mais lento por conta da desaceleração na economia do país. “O que nos deixa animados é o fato de o nosso setor crescer sempre muito mais rápido que a economia como um todo”.

Veículos elétricos

A NeoCharge, unidade de negócio da NeoSolar especialista em soluções de recarga para veículos elétricos, passou por transformações importantes em 2022, com a chegada dos novos CEO, Diogo Seixas, e CCO, Rodrigo Carrau. A NeoCharge registrou aumento de 100% nas vendas, celebrou novos contratos com montadoras e a participação em eventos de referência para o setor de mobilidade elétrica, como o Veículo Elétrico Latino-Americano (Vela), realizado no mês de setembro, em São Paulo.

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado