Os melhores filmes e documentários sobre Energia Solar

7 de novembro de 2022
Os melhores filmes e documentários sobre Energia Solar

Conhece algum filme sobre energia solar? Se você é amante do cinema e das fontes renováveis, com certeza vai adorar as dicas deste post.

A NeoSolar preparou uma lista com seis filmes e documentários incríveis para você aprender mais sobre energias limpas e se encantar com a beleza do sol.

Confira!

1. Captando o Sol (Catching the Sun)

Filme Catching The Sun - Energia Solar
Catching the Sun

A cineasta e ativista ambiental Shalini Kantayya busca respostas para questões sobre como construir uma economia de energia limpa e renovável, a partir do olhar dos trabalhadores envolvidos com essa atividade.

O documentário mostra o boom da indústria de energia solar, sob diversas perspectivas, desde o dono de uma fábrica de placas solares na China, até um norte-americano que faz curso de instalador na Califórnia.

No filme, os empresários chineses também são citados, de olho na liderança mundial em um futuro de energias renováveis.

2. Sob o sol da Toscana

Filme Sob o Sol da Toscana
Sob o Sol da Toscana

Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém, enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa, acaba conhecendo um novo homem, e reacende uma paixão.

Prepare-se para imagens belíssimas do sol na Toscana, e uma vontade repentina de estar na Itália...

3. O sol de marmelo

FIlme o Sol de Marmelo
O Sol de Marmelo

A história acontece em Madri, ano de 1990. O pintor Antonio Lopez plantou, anos antes, um pé de marmelo no jardim de seu estúdio. Toda vez que chega o outono, ele sente uma necessidade de pintar a árvore antes que os frutos caiam, após amadurecerem. 

Além do processo criativo e técnico, é possível acompanhar as pessoas que entram e saem em seu estúdio. Enquanto luta com um inimigo invencível - o tempo, seja o do relógio ou o meteorológico - ele segue nessa determinação artística.

4. Energia Renovável

Produzido pelo History Channel, o documentário faz parte da série Maravilhas Modernas.

Apresenta o sistema de energia solar da Divisão Regional da Fedex (empresa americana que opera como os Correios no Brasil), no Aeroporto Internacional da cidade de Oakland, na Califórnia. Este sistema produz 80% da energia elétrica utilizada pela unidade, onde operam 1.700 trabalhadores.

O documentário explica os princípios da utilização da energia solar e fornece também dados históricos sobre a utilização desse recurso renovável.

Saiba Mais:

5. Energia pura

Filme Energia Pura
Filme Energia Pura

Ao investigar a morte de um velho em uma propriedade rural, Barnum (Lance Henriksen), o xerife local, descobre Powder (Sean Patrick Flanery) - seu verdadeiro nome é Jeremy Reed -, um adolescente que era neto do falecido e que tinha passado toda a sua vida conhecendo o mundo através dos livros, sem nunca ter deixado a fazenda da família, tudo isto por ter uma aparência estranha (é totalmente branco).

Powder é levado para um orfanato, mas é hostilizado pelos outros internos em virtude do seu aspecto. Ele demonstra ter dons particulares, além de ter o intelecto mais elevado que qualquer ser humano jamais teve, passando a alterar a vida de todos que estão ao seu redor.

6. Sol de Norte a Sul

Filme Energia Solar: Sol de norte a sul
Documentário Sol de Norte a Sul

O documentário produzido pelo Greenpeace é uma viagem pelo nosso país em busca das diferentes experiências de brasileiros que já são beneficiados pela energia solar.

O filme é dividido em quatro seções, apresentando os benefícios sociais da utilização da energia solar, as dificuldades enfrentadas para sua consolidação, as histórias de brasileiros que apostaram no segmento e, ainda, um mapa interativo.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
José Ernandes Alves Rodrigues
18 de novembro de 2022
Tudo isso é um avanço importante, quando ouvimos ou lemos um pouco sobre a energia solar, é impressionante!
Carlos Gilberto Rogério
3 de janeiro de 2023
A energia solar está entre as esperanças de dias melhores para a humanidade. A começar que ela vem da luz de uma estrela de magnitude maior " O Senhor Sol",com idade cósmica de aproximadamente 3,45 bilhões de anos de brilho,com possibilidades, se nenhum maluco atrapalhar, chegar nos 8 bilhões de anos.