Energia solar para o agronegócio: cresce o número de sistemas instalados no campo

2 de dezembro de 2022
Energia solar para o agronegócio: cresce o número de sistemas instalados no campo

A energia solar para o agronegócio avança de forma acelerada no Brasil: apenas entre 2020 e 2021, o número de sistemas fotovoltaicos nessas áreas mais que dobrou, ultrapassando o total de 61 mil.

Esses projetos geram energia solar para várias finalidades como o funcionamento de equipamentos de resfriamento na irrigação, secagem de culturas, viveiros ou bebedouros de animais até energia em pontos distantes da rede elétrica

Energia Solar para o Agronegócio
Agronegócio é o terceiro setor que mais utiliza Energia Solar no Brasil (Crédito da Imagem: andreas160578 / Pixabay)

Fontes alternativas de Energia em Áreas Rurais

Um dos setores mais importantes da economia nacional, o agronegócio foi responsável por 27,4% do PIB brasileiro em 2021, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Leia também:

Para manter o ritmo de crescimento, são considerados relevantes fatores como a busca por processos e tecnologias que garantam o avanço na produção, e que ofereçam ainda redução de custos e promovam a sustentabilidade.

Com isso, o investimento em fontes alternativas de energia, e o uso de energia solar fotovoltaica têm crescido no segmento, em especial pelo impacto financeiro: utilizar a energia solar no agronegócio gera benefícios em cadeia, com economia na produção e baixa no preço para o consumidor final.

Dados da Energia Solar para o Agronegócio

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), muitos brasileiros já atentaram para a importância da energia solar no setor.

Em 2020, por exemplo, a agropecuária era o terceiro setor que mais utilizava energia solar fotovoltaica no Brasil, com mais de 29 mil sistemas instalados no campo. No ano passado, o número saltou para 61 mil.

“O uso da energia solar é mais comum em residências e empresas, mas aparece de diversas maneiras no agronegócio: utilização de equipamentos para refrigeração, irrigação, secagem de culturas, viveiros em estufas ou bebedouros de animais", explica o consultor da NeoSolar, Alex Zuboski.

"Uma outra opção muito importante, é quando leva energia a pontos da propriedade que ficam distantes da rede elétrica”, complementa.

Segundo Zuboski, equipamentos como controladores de carga, inversores e baterias encarecem a implantação, mas no longo prazo, o custo-benefício vale à pena em comparação com os sistemas tradicionais de fornecimento de energia.

Leia também:

“Além da eficiência dos sistemas, a economia nas contas de luz é a principal vantagem oferecida ao produtor rural, que conta ainda com uma menor exigência de manutenção se comparada a outras fontes de energia”, acrescenta.

Sistemas de Energia Solar para o Agronegócio

No agro, podem ser utilizados os sistemas On Grid, que funcionam ligados à rede elétrica, e Off Grid, caracterizados por não necessitarem de conexão à rede elétrica e abastecerem diretamente os aparelhos que utilizam a energia.

Outra opção muito utilizada pelo setor do agronegócio são as bombas solares. Diferentemente das convencionais, ligadas à rede elétrica, esses componentes não necessitam de acesso à rede e são capazes de proporcionar economia significativa e ótimo custo-benefício, sendo alimentadas por um painel fotovoltaico, que mantém a bomba de água com energia elétrica em corrente contínua.

“Hoje, as bombas solares têm sido utilizadas por todo o país, em maior número nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil, pela extensão e quantidade de áreas produtivas e sem acesso à rede elétrica, tem um mercado amplo para disseminação do uso das bombas solares”, finaliza Alex Zuboski, especialista em bombas solares da NeoSolar.

Energia Solar para o Agropecuária
Cresce a utilização da Energia Solar em áreas rurais (Crédito da Imagem: compuinfoto/ Deposit Photos)
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
É possível instalar energia solar em prédios residenciais? - Blog Energia Solar Fotovoltaica - Notícias | NeoSolar EnergiaBlog Energia Solar Fotovoltaica – Notícias | NeoSolar Energia
3 de janeiro de 2023
[…] Energia Solar no Agronegócio […]