Benefícios da Energia Solar para a Agropecuária

17 de outubro de 2022
Benefícios da Energia Solar para a Agropecuária

Inovação e boa gestão dos investimentos são dois fatores fundamentais para que o agronegócio siga entre os setores mais promissores da economia brasileira. E, para alcançar esses objetivos, um dos grandes diferenciais que uma fazenda ou propriedade rural pode buscar está na geração de eletricidade – com destaque na utilização de energia solar para a agropecuária.

Mais limpa e econômica que as fontes tradicionais, a energia solar também pode ser instalada com menores custos em locais isolados, não atendidos pelas concessionárias de energia. Com sistemas Off Grid, é possível levar luz e bombeamento de água para áreas do campo distantes das redes elétricas.

Energia Solar na Agropecuária
Energia Solar na Agropecuária

Entenda, neste artigo, por que energia solar e agropecuária são dois assuntos cada vez mais relacionados entre si.

Evolução dos processos no agro

Um dos setores mais importantes da economia nacional, o agronegócio engloba desde a produção agrícola e a pecuária até o desenvolvimento de maquinários e serviços.

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o segmento foi responsável por 27,4% do PIB brasileiro em 2021, o maior índice desde 2004, quando foi de 27,5%.

Para manter o ritmo de crescimento, existe por parte dos integrantes do agro uma busca constante por melhoras de processos e por tecnologias que garantem o avanço na produção, ao mesmo tempo em que reduzem custos e colaboram com a sustentabilidade.

Saiba Mais:

O investimento em fontes alternativas de energia, por exemplo, é considerado uma das saídas para alguns negócios e, já há alguns anos, o uso de energia solar fotovoltaica tem crescido no segmento.

A principal vantagem é o impacto financeiro, já que a utilização da energia solar no agronegócio gera benefícios em cadeia: economia na produção e baixa no preço para o consumidor final.

Energia Solar no Campo

Mais comum em residências e empresas, o uso da energia solar aparece de diversas maneiras no agronegócio, seja para utilização de equipamentos de resfriamento na irrigação, secagem de culturas, viveiros em estufas ou bebedouros de animais, seja para levar energia a pontos da propriedade que ficam distantes da rede elétrica.

Em lugares remotos, os custos com a ampliação da rede convencional são altos, e, nesses locais, é recomendado o uso da energia solar para acionar bombas e filtros de água em diversas finalidades.

Energia Solar na Agropecuária

Além da eficiência dos sistemas, a economia nas contas de luz é a principal vantagem oferecida ao produtor rural, que conta ainda com uma menor exigência de manutenção se comparada a outras fontes de energia.

E não são poucos os que já se atentaram para a nova realidade. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020 a agropecuária já era o terceiro setor que mais utilizava energia solar fotovoltaica no Brasil, com mais de 23 mil sistemas instalados no campo.

Com a evolução do mercado e o aumento da procura por sistemas fotovoltaicos, a perspectiva é de que a demanda do agronegócio também cresça exponencialmente.

Os Sistemas Fotovoltaicos

No agronegócio, as grandes áreas disponíveis são ideais para a instalação dos sistemas fotovoltaicos, por oferecerem espaços com alta exposição aos raios solares - o que garante melhor eficiência.

Sobre as modalidades, podem ser utilizados os sistemas On Grid, que funcionam ligados à rede elétrica, e Off Grid, caracterizados por não necessitarem de conexão à rede elétrica e abastecerem diretamente os aparelhos que utilizam a energia.

Tanto os sistemas On Grid quanto os Off Grid demandam equipe especializada em instalações solares, para consultoria e implantação correta de equipamentos e acessórios que garantam segurança e eficiência aos sistemas.

Sistema Solar On Grid
Instalação Residencial On Grid

A necessidade de componentes como controladores de carga, inversores e baterias encarece a implantação. Mas ainda assim, no longo prazo, o custo-benefício vale a pena em comparação com os sistemas tradicionais de fornecimento de energia.

Bombas Solares

Há aproximadamente dez anos, o setor de energia solar viu surgir uma novidade indicada em especial aos pequenos produtores do agronegócio, mas que serve também para o fornecimento de água para a população nas cidades: as bombas solares.

Diferentemente das convencionais, ligadas à rede elétrica, esses componentes não necessitam de acesso à rede e são capazes de proporcionar economia significativa e ótimo custo-benefício, incluindo como ponto positivo gerar energia limpa, renovável, silenciosa e inesgotável.

Mas a bomba solar, por não necessitar de tantos equipamentos quanto os sistemas isolados, tem uma instalação mais simples e com menor custo.

Ela é alimentada por um painel fotovoltaico, que mantém a bomba de água com energia elétrica em corrente contínua. Outra vantagem da bomba solar é que não necessita de bateria estacionária, realizando a captação de água de poços, reservatórios, cisternas e até mesmo aquíferos.

O kit formado por bomba e painéis é de simples instalação, bastando apenas a complementação das partes elétrica e hidráulica. Quanto maior a incidência de raios solares, melhor o desempenho das bombas.

As bombas solares são importantes para garantir água para casas, sítios, bebedouros de animais e a irrigação de hortas, além de terem muitas finalidades também nas cidades: reutilização da água da chuva para limpeza, evitando o desperdício de água potável; abastecimento de caixas d’água; e bombeamento de água em jardins.

Hoje, as bombas solares têm sido utilizadas por todo o país, em maior número nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com especialistas, o Brasil, pela extensão e quantidade de áreas produtivas e sem acesso à rede elétrica, tem um mercado amplo para disseminação sobre o uso das bombas solares.

Para o futuro, a expectativa é de investimentos principalmente na aquisição de novos componentes, que acompanhem os lançamentos e a variedade do setor no mundo.

* Com informações de Alex Zuboski, especialista em bombas solares da NeoSolar.

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
28 de outubro de 2022
Sou integrador solar, gostaria de um treinamento para sistemas off grid, vocês dão este treinamento?
Sabrina Souza
8 de novembro de 2022
Olá, Fábio! Sim, estamos com turmas abertas para o curso de sistemas off grid, confira mais informações no nosso site: https://www.www.neosolar.com.br/cursos-energia-solar/curso-energia-solar-off-grid-com-bateria-online Estamos a disposição.