
Quem conhece os benefícios da Energia Solar, logo passa a sonhar com a instalação de um sistema fotovoltaico em sua casa ou comércio.
Felizmente, há um excelente caminho para realizar esse objetivo: através de um financiamento solar, contando com o apoio de um banco para comprar os componentes do Kit de Energia Solar Fotovoltaica.
Se você procura um meio de financiar o seu projeto de Energia Solar, confira agora mesmo como a NeoSolar pode te ajudar a acessar as melhores linhas de financiamento.
Com suporte especializado do começo ao fim, você pode acessar linhas de financiamento solar dos principais bancos brasileiros, como:
- Financiamento Solar do Banco Santander
- Financiamento Solar do Banco BV
- Financiamento Solar do Banco Bradesco
- Financiamento Solar da Caixa Econômica Federal
- Financiamento Solar do Banco do Brasil
Já para saber um pouco mais sobre como funcionam os Financiamentos de Energia Solar e por que eles têm ganhado cada vez mais importância, confira o texto abaixo!
O crescente interesse no Financiamento Solar
É cada vez maior o interesse dos brasileiros pelo uso de energia solar. Contar como uma fonte de energia limpa, econômica e inesgotável é
Parte disso se deve à busca por engajamento quanto às questões sustentáveis, em tempo que se propaga a pegada de carbono zero e a preocupação com a transição energética.
A maioria desse público, porém, é mesmo formada por consumidores em busca de uma economia considerável nas contas de energia.
Se antes o investimento em sistemas fotovoltaicos era visto como algo restrito a pessoas com maior poder aquisitivo, hoje a realidade começa a mudar no Brasil - especialmente pelas facilidades para compra e instalação dos equipamentos, como os financiamentos disponíveis.
E, se um sistema fotovoltaico pode durar até 30 anos, deve-se considerar cada vez mais os benefícios a longo prazo deste tipo de investimento.

Interesse x custos do sistema solar
Em 2022, um estudo conduzido pelo Instituto MindMiners e pelo Banco BV apontou que quase 70% dos consumidores brasileiros já pensaram em instalar energia solar em suas residências, mas a maioria optou por não concretizar a compra porque achou o investimento alto.
De acordo com a mesma pesquisa, que avaliou as percepções e tendências do consumidor dentro do segmento, 83% disseram possuir motivação financeira para investir em painéis solares, como o preço elevado da conta de luz (26%), os aumentos recorrentes das bandeiras tarifárias (12%) e a economia oriunda com a energia solar como forma de ajudar em outras despesas (45%).
Os dados revelam ainda que apenas 8% dos interessados sabiam da existência de linhas de financiamento exclusivas para painéis fotovoltaicos.
Neste cenário, fica evidente que existe uma demanda reprimida para a energia solar no Brasil e a necessidade de alternativas viáveis para popularização deste tipo de matriz energética. E a oferta de financiamento dedicada à energia solar surge como uma das maneiras de democratizar o acesso dos consumidores.
Leia também:
- O que é uma Placa Solar Fotovoltaica
- Principais dúvidas sobre Energia Solar
- Confira novidades sobre Energia Solar no blog NeoSolar
Como funciona o financiamento para energia solar?
Atualmente, existem diversas formas de financiamento oferecidas por instituições financeiras. E, assim como outras modalidades de crédito, um financiamento para energia solar também tem suas exigências e particularidades.
A primeira é a de que o consumidor tenha um orçamento para o projeto, feito de preferência por empresa credenciada e certificada, o que é cobrado pela maioria das instituições. Depois, acontece a fase de análise de crédito, que, em caso de aprovação, disponibilizará o recurso para o cliente.
Para empresas, a dica aqui é o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústrias, que pode ajudar na escolha do caminho para obter a linha de crédito mais adequada.
E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!
Acompanhe a NeoSolar e fique por dentro das novidades de Energia Solar!
Não perca nada sobre Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge: