7 de agosto de 2023
A energia solar ultrapassou 32GW operacionais no Brasil e, conforme a Associação Brasileira do setor, a instalação de mais de 2 milhões de sistemas comprova o crescimento dessa tecnologia no país.
Com o crescimento e a busca cada vez maior por esse tipo de energia limpa, renovável e econômica, é preciso também alertar sobre como os novos consumidores devem proceder para garantir durabilidade e segurança às instalações.
Primeiro, é preciso saber que qualquer instalação fotovoltaica é elétrica e, portanto, requer profissionais capacitados.
Nos últimos 10 anos, com o crescimento do setor, as pessoas passaram a se interessar por trabalhos com energia solar, visando um maior ganho financeiro. Muitas vezes, porém, elas não possuem a capacitação necessária.
É importante ressaltar que a instalação de sistemas de energia solar é um trabalho que envolve energia e riscos nas instalações - tanto para o profissional quanto para o cliente -, por conta da possibilidade de incêndios, choques e acidentes, como quedas de alturas consideráveis.
Aqui, definimos como profissional habilitado para a função aquele que possui formação em elétrica ou técnico em eletricidade, sempre com habilitação nas normas de segurança.
Cursos Energia Solar Fotovoltaica
Normas de Segurança na Instalação de Sistemas de Energia Solar
- NR10
- NR35