Instalação de Sistema de Energia Solar: Dicas e Cuidados

7 de agosto de 2023
Instalação de Sistema de Energia Solar: Dicas e Cuidados
A energia solar ultrapassou 32GW operacionais no Brasil e, conforme a Associação Brasileira do setor, a instalação de mais de 2 milhões de sistemas comprova o crescimento dessa tecnologia no país. Com o crescimento e a busca cada vez maior por esse tipo de energia limpa, renovável e econômica, é preciso também alertar sobre como os novos consumidores devem proceder para garantir durabilidade e segurança às instalações. Primeiro, é preciso saber que qualquer instalação fotovoltaica é elétrica e, portanto, requer profissionais capacitados. Homem usando um capacete branco e colete amarelo, subindo em uma escada para verificar a instalação de um sistema de energia solar. Nos últimos 10 anos, com o crescimento do setor, as pessoas passaram a se interessar por trabalhos com energia solar, visando um maior ganho financeiro. Muitas vezes, porém, elas não possuem a capacitação necessária. É importante ressaltar que a instalação de sistemas de energia solar é um trabalho que envolve energia e riscos nas instalações - tanto para o profissional quanto para o cliente -, por conta da possibilidade de incêndios, choques e acidentes, como quedas de alturas consideráveis. Aqui, definimos como profissional habilitado para a função aquele que possui formação em elétrica ou técnico em eletricidade, sempre com habilitação nas normas de segurança. Cursos Energia Solar Fotovoltaica

Normas de Segurança na Instalação de Sistemas de Energia Solar

Homem de costas usando um capacete branco e analisando um quadro de luz.
  • NR10
Essa Norma Regulamentadora estabelece os requisitos e as condições mínimas, com o objetivo de efetivar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade. A NR10 se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades – sempre observando as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
  • NR35
A NR 35 estabelece as medidas de prevenção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. O objetivo é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a atividade. É aplicada em toda atividade com diferença superior a 2 metros entre os níveis, onde haja risco de queda.

Responsabilidade do Consumidor

Homem usando capacete e colete laranja, em uma mão segura um tablet e com a outra aponta o dedo indicador para uma instalação de placa solar. Ao pensar em instalar sistemas fotovoltaicos, o consumidor deve ter em mente que o melhor caminho é sempre contratar uma empresa especializada em energia solar, verificando o portfólio e os responsáveis técnicos. A emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é uma exigência para o engenheiro ou técnico responsável pela execução do serviço. Outro fator relevante a ser observado é o tipo de mão de obra utilizada pelas empresas, se é própria ou terceirizada. Os consumidores devem estar cientes das responsabilidades ao contratar um profissional por conta própria, pois, em caso de acidente, ele será o responsável pelas consequências.

Equipamentos

Instalação de placas solares. Ao adquirir equipamentos, é fundamental observar se são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Outro ponto importante, e muitas vezes negligenciado, é a atenção às instalações dos equipamentos de proteção (fusíveis, disjuntores, cabos etc.), que, em caso de serviços mal executados, podem até iniciar incêndios. Na instalação dos sistemas string, é obrigatória a presença da string-box, que nada mais é que uma caixa de proteção responsável por conectar os cabos vindos dos módulos aos inversores, enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente e permite o secionamento do circuito.  Conheça a Loja da NeoSolar Já os sistemas que utilizam microinversores tendem a ser mais seguros, pois gerenciam as placas de forma individualizada. Por isso, em caso de curto ou outro problema, é possível desligar o painel danificado do sistema. Com os microinversores, a energia já sai como corrente alternada (AC) próxima da própria placa solar, com níveis de tensão baixos e seguros.  Editado por Alexia Messa e com informações de Paulo Frugis, engenheiro e professor da NeoSolar Gostou do conteúdo? Compartilhe e fique atento às novidades da NeoSolar! E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS! Não perca nada sobre Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
José Marcelino alves
24 de outubro de 2023
Custaria de participar de cursos.
Alexia Dias
25 de outubro de 2023
Olá José! Tudo bem? Para verificar nossos cursos disponíveis e realizar a matricula, acesse o link: https://www.www.neosolar.com.br/cursos-energia-solar Qualquer dúvida, conte com a gente!