Manutenção do Kit Solar: Como fazer os Equipamentos Fotovoltaicos durarem mais

26 de setembro de 2022
Manutenção do Kit Solar: Como fazer os Equipamentos Fotovoltaicos durarem mais

Vida útil e eficiência estão entre os aspectos mais pesquisados por quem deseja comprar equipamentos de Energia Solar Fotovoltaica. Porém, sem a correta manutenção do Kit Solar, esses produtos podem durar muito menos e render abaixo do que é informado em sua ficha técnica.

Manutenção do Kit Solar
Manutenção do kit solar

Confira, aqui, algumas valiosas dicas para preservar o seu Kit Gerador de Energia Solar.

Seguindo esses passos, você poderá desfrutar do máximo da vida útil dos equipamentos, além de limpá-los de forma prática e evitar riscos de acidentes.

Quais são os itens do Kit Solar

Primeiramente, vamos entender quais equipamentos compõem o Kit Solar Fotovoltaico.

O Brasil vive uma explosão de novos sistemas de energia solar, com rápido aumento tanto no número de projetos On Grid (conectados à rede elétrica, como nos casos da Geração Distribuída) quanto Off Grid (sistemas isolados, sem conexão com a concessionária).

Com tantas pessoas utilizando os sistemas, é preciso falar sobre alguns aspectos importantes para garantir a durabilidade dos equipamentos, como manutenção, segurança e limpeza.

Os componentes mais importantes que integram sistemas fotovoltaicos são:

  • Painéis fotovoltaicos - captam a energia solar e a transformam em energia elétrica;
  • Inversores - transformam a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) para o funcionamento dos equipamentos de uma residência. Inversores de sistemas conectados à rede elétrica também possuem a função de sincronizar o sistema com a rede;
  • Baterias - são usadas apenas nos Sistemas Off Grid ou híbridos, para armazenar energia;
  • Controladores de carga – também são usados em sistemas isolados e controlam a recarga e descarga das baterias para não sobrecarregá-las.

Além dos equipamentos principais, são necessários ainda cabos, estruturas de fixação para os painéis, proteções elétricas, e outros acessórios.

Garantias e vida útil

Em todas as modalidades, o proprietário deve observar anualmente o sistema como um todo, se existe algum sinal de aquecimento nos equipamentos e em especial nas conexões.

Se bem utilizado e com a manutenção em dia, um sistema fotovoltaico conectado à rede - ou seja, do tipo On Grid - tem uma vida útil acima de 30 anos, sendo que a maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de 25 anos de geração de pelo menos 80% da potência nominal.

Manutenção Kit Solar

Já os inversores têm garantia de 5 a 10 anos e uma vida útil esperada de 10 a 15 anos, enquanto alguns microinversores têm vida útil maior, podendo chegar a 25 anos.

No caso dos sistemas isolados, ou Off Grid, os inversores e controladores de carga têm garantia de até 2 anos e vida útil de 5 a 10 anos, mas a principal diferença fica por conta das baterias, que têm custo mais elevado e devem ser substituídas com maior frequência.

Saiba Mais:

As baterias chumbo ácidas estacionárias, mais usuais, têm vida útil aproximada de 4 anos e as especiais podem chegar a 10 anos. Já as baterias de lítio podem atingir 15 anos ou mais de duração, sempre dependendo de um bom dimensionamento e uso.

Nos sistemas Off Grid, a utilização incorreta e a sobrecarga das baterias são muito comuns. Em alguns casos, o cliente promove o aumento do consumo sem ampliar a geração dos painéis e baterias, fazendo com que o sistema comece a falhar e não tenha a carga plena ao final do dia. Esse tipo de ação influencia diretamente na vida útil da bateria.

Uma bateria estacionária, por exemplo, que dura em média 4 anos, pode ter menos de um ano de vida útil devido ao mau uso.

Segurança

As normas brasileiras de instalações elétricas de baixa tensão e instalação de sistemas fotovoltaicos (NBR 5410 e NBR 16690) determinam que as instalações devem ter como características básicas a proteção contra choque elétrico do usuário, proteção contra efeitos térmicos e incêndios, proteção contra sobrecorrente, proteção contra sobretensão e capacidade de seccionamento.

Nos sistemas que utilizam inversores string, é obrigatória a presença da string-box, que nada mais é que uma caixa de proteção responsável por conectar os cabos vindos dos módulos aos inversores, enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente e permite o seccionamento do circuito.

Já os sistemas que utilizam microinversores tendem a ser mais seguros, pois se conectam aos painéis de forma individualizada. Por isso, em caso de curto ou outro problema, é possível desligar apenas o painel danificado do sistema. Como os microinversores são instalados junto aos painéis solares, a energia já sai em corrente alternada, com níveis de tensão mais baixos e seguros.

Limpeza

A limpeza dos painéis solares deve ser periódica, pois, em alguns casos, isso pode evitar a perda de até 30% da geração de energia do equipamento. O serviço é simples, feito basicamente com uso de pano e água.

Caso o proprietário do sistema solar opte por contratação de terceiros, o trabalho deve ser realizado por pessoas capacitadas e habilitadas. Por se tratar de atividade que envolve altura e painéis energizados, os responsáveis devem seguir as normas regulamentadoras, como a NR-10 e a NR-35.

A primeira estabelece os requisitos e as condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Já a segunda determina regras de segurança para trabalho em altura.

Por conta da energização dos painéis, a recomendação é que a limpeza seja feita em dias nublados, ou no início da manhã ou no final da tarde. Para auxiliar no trabalho, já existem no mercado, produtos especializados que prometem evitar a aderência da sujeira no painel.

Sobre a limpeza em equipamentos elétricos (controlador e inversor, por exemplo), a indicação é que estejam desligados, desenergizados e que se utilize apenas pano úmido.

Todas as conexões elétricas devem ser vistoriadas periodicamente e reapertadas se necessário, verificando se não há pontos visíveis de aquecimento e mau contato.

Empresas especializadas podem também efetuar essa verificação com equipamentos de termografia.

As baterias, por sua vez, requerem uma atenção especial por estarem sempre energizadas e conectadas em série/paralelo, armazenando grandes quantidades de energia.

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
Delson Macedo
14 de outubro de 2022
Orientações excelentes,simples e eficientes . Grato.
Sabrina Souza
8 de novembro de 2022
Obrigada por nos acompanhar, Delson!
António Nunes da silva
27 de outubro de 2022
Percizio de um orçamento pra consumo de 300 a 350 kilovates
Sabrina Souza
8 de novembro de 2022
Olá, Antonio! Por gentileza, entre em contato conosco através do link: https://www.www.neosolar.com.br/orcamento-energia-solar, para que possamos oferecer um orçamento personalizado para seu projeto.
Jairo Maynard da Fonseca Hora
31 de maio de 2023
Olá, por gentileza, como se comportam quanto ao desempenho, os painéis solares e seus componentes auxiliares num ambiente salino, exemplo, próximo a praia? Grato.
Marien Ruiz
1 de junho de 2023
Olá! Os painéis solares, assim como seus componentes, possuem uma proteção contra corrosão. Então, eles são resistentes tanto a maresias, quanto a chuvas, por exemplo. Logo mais iremos publicar um artigo explicando melhor. Não deixe de conferir!