10 de abril de 2015
O risco de o Brasil enfrentar um déficit de energia se reduziu em abril, em comparação ao mês anterior, de acordo com dados apresentados pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a senadores durante audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado na ultima quarta-feira (08/4).
“O Brasil vive em equilíbrio estrutural do Setor Elétrico, temos capacidade estrutural de atender o sistema. A cada dia estamos nos afastando confiavelmente e celeremente de qualquer situação de racionamento”, disse Braga.
No início deste mês, o risco de déficit de energia elétrica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste caiu para 4,9%, dentro do risco estrutural o sistema elétrico, contra os 6,1% registrados em março. Para a região Nordeste, Braga afirmou que o risco se mantém em 1,2%.
Braga comparou os dados de armazenamento atuais dos reservatórios com os de 2001. E mostrou embora exista menos água, não tivemos racionamento, pois foram ampliadas as linhas de transmissão e fontes de geração que não dependem da hidrologia.
O ministro destacou que sua pasta reforçou o acompanhamento de projetos prioritários de geração e transmissão de energia, com o objetivo de evitar atrasos em obras. Entre esses projetos está a linha Manais-Boa Vista, que aguarda apenas a comunicação de anuência da Funai, esperada há mais de um ano.
O ministro apresentou aos senadores os principais projetos da pasta, como o incentivo à geração distribuída - quando a geração da energia é feita em escalas menores próximas do consumo, até mesmo pelos próprios consumidores. Braga afirmou que no segundo semestre deste ano será lançado um grande programa de estímulo a esses projetos.
Entre os esforços para estimular a geração distribuída, o ministro destacou a proposta de desonerar essa energia, tanto por parte dos Estados, no ICMS, por meio de convênio que será debatido pelas secretarias de Fazenda no Confaz em reunião hoje (10/04), quanto pelo governo federal, com redução do impacto do PIS e Cofins.
Energia Solar Fotovoltaica
A adoção de novas tecnologias para gerar energia elétrica está entre as prioridades do MME, explicou Braga aos senadores. O ministro detalhou o projeto de instalar flutuadores nos reservatórios das usinas hidrelétricas com placas coletoras solares para geração de energia fotovoltaica, e apresentou iniciativas similares já em curso em outros países. A expectativa é que com a tecnologia seja possível gerar energia em quantidade similar ao que é produzido por uma grande usina hidrelétrica nova.
Segundo o ministro, o projeto-piloto de instalação desses flutuadores será feito nas hidrelétricas de Balbina (AM) e Sobradinho (BA), e deve utilizar apenas cerca de 1% da superfície dos reservatórios para colocação das placas.
A iniciativa será submetida a testes em 120 dias, e caso seja comprovada sua viabilidade, afirmou o ministro, poderá ser implantada com baixo custo a longo prazo, com aproveitamento das linhas de transmissão já existentes nas usinas hidrelétricas, atualmente com capacidade ociosa devido ao regime hidrológico de poucas chuvas.
"Essa é uma tecnologia que tem menos de três anos. Estamos fazendo vários testes e acompanhando iniciativas similares pelo mundo", disse Braga. "Queremos fazer um projeto de 5 MW, para termos certeza do fator de capacidade, da incidência dos raios solares e da umidade, e da capacidade de produzir e transmitir a energia", completou.
Fonte: Ministério de Minas e Energia http://bit.ly/1FrHs2E
Ministro de Minas e Energia diz que Brasil está mais longe de qualquer risco de racionamento
Últimos comentários
-
5 motivos para usar Microinversor no seu projeto de Energia Solar
Bom dia Paulo! Tudo bem? Adoraríamos te ajudar a encontrar a solução perfeita para suas necessidades de energia solar ☀️. Fale com a gente do jeito que você preferir: Ligue pra gente: (11) 4328-5113 Mande um alô no WhatsApp: (11) 99935-4535 Ou nos escreva um e-mail: [email protected]...Alexia Dias12 de maio de 2022
-
5 motivos para usar Microinversor no seu projeto de Energia Solar
Boa noite! Segundo informações gostei muito desse sistema., e estou querendo instalar um em minha residência.Paulo Antônio Pereira Santos12 de maio de 2022
-
Sistemas Híbridos - O Futuro da Energia Solar
[…] Sistemas Híbridos – O Futuro da Energia Solar […]NeoSolar é a 1ª empresa de São Paulo a conquistar certificação AAA da ABSOLAR - Blog Energia Solar Fotovoltaica - Notícias | NeoSolar EnergiaBlog Energia Solar Fotovoltaica – Notícias | NeoSolar Energia16 de outubro de 2023
-
Empresas e a necessidade de se adequar a energias limpas
[…] novo serviço, chamado de “Starlink Energy”, é projetado para fornecer energia limpa, acessível e confiável, por meio do uso de microrredes e sistemas movidos a energia solar. Essas […]Starlink e a Produção de Energia baseada no EspaçoBlog Energia Solar Fotovoltaica – Notícias | NeoSolar Energia1 de março de 2021
-
Sistemas Híbridos - O Futuro da Energia Solar
[…] ← Anterior […]Starlink e a Produção de Energia baseada no EspaçoBlog Energia Solar Fotovoltaica – Notícias | NeoSolar Energia16 de outubro de 2023