NeoSolar e HOPPECKE apresentam sistema Off Grid otimizado para beneficiar localidades sem acesso à rede elétrica

26 de agosto de 2022
NeoSolar e HOPPECKE apresentam sistema Off Grid otimizado para beneficiar localidades sem acesso à rede elétrica

A NeoSolar e a HOPPECKE, multinacional alemã especializada em armazenamento de energia, desenvolveram em conjunto um SIGFI (Sistema Isolado e com Fonte Intermitente) totalmente otimizado para atender a localidades sem acesso à energia elétrica convencional.

Mais econômico, fácil de transportar e instalar e com baixo custo de manutenção, o sistema é a melhor solução para atender às necessidades e requerimentos de projetos do governo de acesso à energia, como o Programa Luz para Todos e o Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA).

Saiba mais:

O desenvolvimento tecnológico é assinado pela NeoSolar e pela HOPPECKE, que também é a integradora responsável por distribuí-lo e realizar instalações nos locais beneficiados. Com longa experiência em levar energia a locais sem acesso à rede elétrica, a HOPPECKE participou recentemente de projetos que beneficiaram milhares de famílias na Ilha de Marajó e no Entorno de Belo Monte — ambos no Pará.

Entre diversas vantagens, o SIGFI se diferencia de um sistema Off Grid convencional por incorporar soluções que maximizam a vida útil dos equipamentos e reduzem custos em todas as etapas, seja na instalação ou na fase de operação e manutenção do sistema.

A solução foi apresentada no estande da NeoSolar durante a Intersolar South America, principal feira da América do Sul para os setores fotovoltaico e termossolar, realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Vantagens para instalação em regiões isoladas

Seguindo as diretrizes da ANEEL, o SIGFI foi projetado para atender a projetos do governo de acesso à energia, como o Programa Luz para Todos e o Programa Mais Luz para a Amazônia.

Desenvolvida pela NeoSolar e HOPPECKE, toda a engenharia técnica da solução teve o objetivo de garantir uma vida útil prolongada para o sistema — além de tornar a instalação, operação e manutenção muito mais fáceis, baratas e eficazes em regiões remotas do país.

Dimensionado para consumo de até 60 kwH/ mês, o SIGFI tem autonomia para funcionar por até 2,5 dias sem sol e foi projetado em formato compacto para que seu transporte e instalações sejam mais simples, além de reduzir a necessidade de manutenções e contar com um datalloger para registro dos dados de geração e consumo.

Outro diferencial é a bateria de lítio sun I power LFP 48-105 da HOPPECKE que armazena a energia e garante a longa autonomia do sistema. Com vida útil de 6000 ciclos (considerando 80% DoD e 25°C), o dispositivo oferece menor tempo de recarga e maior segurança, garantida por um BMS interno com equilíbrio ativo.

Acesso a Energia a partir de sistemas off grid em regiões remotas
A HOPPECKE, juntamente com seus sócios e parceiros, estão finalizando um fornecimento de 9.000 sistemas fotovoltaicos SIGFI para famílias e comunidades isoladas da Ilha de Marajó dentro do Programa MLA (Crédito da Imagem: Divulgação)

Milhares de beneficiados em programas do governo

No Brasil, ainda existem mais de 500 mil pessoas sem acesso à energia vivendo em locais remotos ou comunidades isoladas da rede elétrica, que deverão ser atendidas por estes programas do governo nos próximos anos. O SIGFI da NeoSolar/ HOPPECKE representa um grande avanço para levar eletricidade a essas populações de forma mais eficaz e barata.

“Cada pequeno detalhe do projeto foi estudado e testado exaustivamente. Por isso, trata-se da solução ideal para levar energia solar a locais remotos não conectados à rede elétrica, totalmente otimizado para maximizar a vida útil e minimizar todos os custos”, salienta Pedro Pintão, sócio-fundador da NeoSolar.

“Além de ser uma solução que facilita toda a logística, uma das nossas principais preocupações foi de trazer confiabilidade extrema para o SIGFI. Assim, incorporamos no projeto equipamentos de fabricantes sólidos e consagrados neste mercado como a Epever e HOPPECKE, garantindo uma elevada vida útil ao sistema”, complementa.

“Hoje, com nossos parceiros, estamos aptos a realizar qualquer projeto SIGFI/MIGDI em regime turn-key”, comenta Antonio No, diretor geral da HOPPECKE no Brasil. “Projetos como o que realizamos na Ilha de Marajó estão totalmente alinhados com a missão e os valores da HOPPECKE, que são disponibilizar energia para as pessoas e melhorar com isso suas vidas”.

Composição

O SIGFI da NeoSolar/ HOPPECKE trata-se de um conjunto completo, com estrutura em treliça de alumínio de alta resistência e gabinetes em polímero plástico isolante reforçado com fibra de vidro, contendo um conjunto inversor-controlador calculado e definido pela NeoSolar que, em parceria com a HOPPECKE, também realizou o detalhamento da engenharia de produto e especificou módulos fotovoltaicos de tecnologia half-cell monocristalino.

Sigfi: Componentes do sistema isolado com fonte intermitente

O sistema utiliza baterias de lítio da HOPPECKE que têm um desempenho muito superior às baterias convencionais, com capacidade de 5,04kWh, suficiente para até 2,5 dias de autonomia sem sol e vida útil superior a 6000 ciclos, além de não exigir manutenção.

O inversor e o controlador de carga são da Epever, maior fabricante mundial de soluções para energia solar Off Grid, com elevada confiabilidade. O sistema e componentes ainda passaram por um processo de tropicalização para atender às mais exigentes condições em campo como altas temperaturas, umidade, salinidade e sobrecargas.

Todos os principais componentes do sistema foram exaustivamente testados e a eletrônica harmonizada entre si mediante testes e análises. Tropicalizado para se adequar às condições dos locais de instalação, o SIGFI é um produto completo, pronto para o atendimento das necessidades do mercado brasileiro, dentro dos requerimentos do solo amazônico.

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado