Starlink e a Produção de Energia baseada no Espaço

30 de outubro de 2023
Starlink e a Produção de Energia baseada no Espaço

Starlink - Satélite sobrevoando a Terra

Se você acompanha o noticiário com certa atenção, provavelmente já ouviu falar da Starlink, internet via satélite operada pela SpaceX, aquela famosa companhia fundada pelo empresário Elon Musk.

Mas o que esse serviço tem a ver com a energia solar? Há várias relações: por exemplo, sistemas Off Grid de Energia Solar são uma forma de levar a energia a locais isolados, que não são atendidos pela rede elétrica, assim como a Starlink visa oferecer internet para esses lugares.

Mas, neste artigo vamos focar em outra tendência: a produção de energia baseada no espaço, uma possibilidade ainda em desenvolvimento - e que tem a Starlink como um avanço importante.

Quer entender como funciona?

Confira no texto a seguir!

Veja também: 

O que é Starlink?

Satélite sobrevoando a Terra simbolizando a starlink.

Primeiro, vamos explicar: Starlink é um serviço de internet via satélite operado pela SpaceX desde 2015, cuja principal vantagem oferecida é o fornecimento de internet banda larga de alta velocidade e baixa latência em locais remotos de todo o mundo. 

Hoje, segundo informações da própria empresa, já são mais de 4.700 satélites em órbita e serviços disponíveis nos sete continentes. A Starlink chegou ao Brasil em maio de 2022 e conta com mais de 60 mil usuários por aqui, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O consumidor adquire um kit Starlink - que inclui antena parabólica, roteador/fonte de alimentação WiFi, cabos e base –, e a instalação dos equipamentos é feita pelos próprios usuários. Em um vídeo, a empresa explica que, para otimizar a conexão, é preciso instalar a antena em um lugar com acesso ao céu, sem obstruções. Também é preciso baixar o aplicativo da companhia para encontrar a localização de um satélite.

E não é só isso: além de fornecer internet residencial, a Starlink também oferece conectividade a navios em cruzeiros e aviões.

Starlink e a produção de energia: Qual a relação?

Milhares de painéis solares em um campo.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a Starlink, é hora de entender um pouco melhor a relação dessa tecnologia com a energia solar, o principal tema deste blog

Como já citamos, a Starlink é voltada a moradores de regiões isoladas, assim como os kits de Energia Solar Off Grid, que possibilitam a utilização de energia nessas regiões. Com público semelhante, a empresa de Elon Musk está expandindo seus serviços para também fornecer soluções de energia fora da rede.

O novo serviço, chamado de “Starlink Energy”, é projetado para fornecer energia limpa, acessível e confiável, por meio do uso de microrredes e sistemas movidos a energia solar. Essas microrredes são redes de energia de pequena escala, autocontidas e independentes da rede maior. 

Além de fornecer acesso à internet, a Starlink também pode ser usada para prover acesso a  energia solar gerada no espaço e transmitida para áreas remotas da Terra, que precisam de energia limpa e renovável.

Essa aplicação parece muito futurista, mas já é uma realidade. Vamos comentar um pouco a seguir. 

Transmitir energia solar do espaço: É possível?

Painéis solares absorvendo raios solares.

Em tempos de necessidade urgente de transição energética e de preocupação com a redução da emissão de gases poluentes, as agências espaciais de todo o mundo têm lançado estudos que analisam a viabilidade de construir centrais elétricas em órbita, apesar das dificuldades (principalmente financeiras) em concretizar tais projetos.

Construir usinas de energia solar no espaço certamente não é uma tarefa fácil, mas parece ter vantagens – pelo menos para alguns países. Os entusiastas da tecnologia afirmam que uma central de energia solar na órbita da Terra, produziria 13 vezes mais energia do que uma instalação equivalente localizada no Reino Unido, por exemplo. 

Operada por meio de satélites, a Starlink também poderia fazer parte dessa geração de energia solar pelo espaço. 

Produção de Energia no Espaço - Pontos Positivos

Satélite orbitando o planeta Terra, simbolizando o funcionamento da starlink

Uma das principais vantagens alegadas é que a energia solar baseada no espaço não sofre da principal desvantagem que assola tecnologias de geração de energia renovável, pois, no espaço, o sol sempre brilha e nenhuma nuvem jamais impediu que os raios alcançassem os painéis fotovoltaicos

Uma central de energia solar no espaço, ao contrário do seu equivalente na Terra ou de um parque eólico offshore, forneceria uma quantidade constante de energia, 24 horas por dia e 7 dias por semana, durante todo o ano. Essa energia alimentaria as redes elétricas baseadas no planeta a uma taxa constante, sem que os operadores se preocupassem com apagões incômodos ou com sobrecargas repentinas.

Outra vantagem, é que a energia solar baseada no espaço é mais segura contra conflitos internacionais.

Produção de Energia no Espaço - Contras

Satélite sobrevoando a Terra, assim como o starlink.

Além das questões financeiras, a usina de energia solar em órbita teria que ser enorme e não apenas coletar luz solar suficiente para valer a pena. O principal fator é a necessidade de concentrar as micro-ondas responsáveis por transportar a energia através da atmosfera da Terra em um feixe de tamanho razoável, que possa ser recebido no solo. 

A construção de uma central de energia solar baseada fora do planeta, exigiria centenas de lançamentos de foguetes (que poluem a atmosfera, dependendo do tipo a ser utilizado) e de sistemas robóticos avançados capazes de reunir todos os módulos constituintes no espaço. Será que o futuro chegou?

_____

Editado por Alexia Messa 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e fique atento às novidades da NeoSolar!

E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!

Não perca nada sobre Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado