Como instalar Placa Solar Fotovoltaica

As placas solares são os itens mais importantes dos arranjos solares fotovoltaicos e possuem instalação relativamente simples, mas é fundamental que uma equipe especializada participe do processo para garantir o melhor rendimento, evitar acidentes, danos e desgastes comprometedores ao produto. Se você quer colocar uma placa solar em sua residência ou empresa, veja a resposta para algumas das principais dúvidas:


  • Além da placa, quais outros itens compõem o kit de energia solar?

Um sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos (painel solar, controlador de carga, inversor e bateria solar), mas a necessidade ou não de cada um deles depende do tipo de sistema que será instalado: Off Grid (isolado), On Grid (conectado à rede) ou Híbrido (mesclando funções de ambos).

Saiba mais sobre sistemas On Grid, Off Grid e Híbridos.

Enquanto um sistema Off Grid necessita placas solares, inversores, baterias e controladores de carga, sistemas On Grid funcionam somente com placas e inversores, já que não precisam armazenar energia.

As placas solares fazem o papel de coração de um arranjo fotovoltaico, “bombeando” a energia para todo o sistema. Podem ser uma ou mais placas e elas são dimensionadas de acordo com a energia necessária. São responsáveis por transformar energia solar em eletricidade.

Os outros componentes são:

  • Controlador de carga – Também chamados de reguladores de tensão, funcionam como válvulas para o sistema. Serve para otimizar a carga e também para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria solar, aumentando sua vida útil e desempenho.
  • Inversores – Cérebro do sistema, são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, as tensões podem ser diferentes, mas também será feita a conversão de CC para AC, além da sincronia com a rede elétrica.
  • Bateria solar – Trabalha como pulmões. Armazena a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol, como em dias nublados ou durante a noite.
  • Instalação Placa Solar Sistema Energia Solar Fotovoltaica

    Instalação de Placa Solar Fotovoltaica (Crédito da Imagem: 8510670/ Pixabay)


    • É necessário preparar a casa para ter energia solar?

    Não. Em 90% dos casos não é preciso mudar nada na casa pois os equipamentos são fabricados especialmente para se adaptar a qualquer tipo de telhado ou cobertura, facilitando a instalação de um painel solar.

    A parte elétrica também é bem simples e não é preciso mexer na fiação da casa pois o sistema é conectado antes do quadro de distribuição. Mesmo os inversores, podem ser instalados tanto dentro como fora da casa, e inclusive em áreas abertas, sendo necessário apenas uma área minimamente arejada.


    VEJA TAMBÉM


    O maior ponto de atenção, que pode prejudicar a produção de energia, são sombreamentos causados por prédios, árvores, chaminés, antenas ou qualquer objeto que projete sombra sobre os painéis solares. É importante que as placas fiquem totalmente livres de sombra, especialmente entre 9h e 15h, quando a radiação solar é maior.

    Com relação à instalação de uma placa solar em uma residência, especificamente, a maior preocupação é em garantir que não soltem com o vento, o que é muito perigoso. Uma outra preocupação é com a vedação em caso de chuvas, pois uma instalação mal feita pode causar goteiras e infiltrações.


    • É necessário um profissional para instalar uma placa solar?

    Sim, a instalação do módulo solar requer cuidados específicos e atenção a detalhes que podem ser determinantes na vida útil dos equipamentos e eficiência do sistema. Por isso, somente um técnico habilitado e treinado pode efetuar, com toda a segurança exigida, a instalação correta das placas solares e todo o sistema que gerará energia.

    Lembre-se que o sistema é projetado para 25 anos ou mais e a instalação é a parte mais barata do projeto. Uma perda de 1 ou 2% multiplicada por 300 meses custarão bem mais caro que um profissional capacitado, além de eventuais contratempos.


    Calculadora Solar - confira os custos do seu sistema fotovoltaico 


    • Como é instalado o painel solar?

    A fixação é feita através de suportes especiais que se prendem às estruturas de sustentação do telhado ou então diretamente nas telhas, como em “telhas sanduíche”, por exemplo. Tudo depende do tipo de cobertura, pois há suportes específicos para cada um.

    Além de suportar o peso das placas, o sistema deve suportar a força dos ventos e evitar infiltrações na cobertura. A maioria das pessoas se preocupa com o peso, porém em um sistema convencional as placas e estruturas adicionam algo como 10 a 15 kg/m2 apenas. Claro que é uma preocupação, mas o vento é capaz de gerar forças bem maiores, especialmente no sentido de arrancar as placas.

    No Brasil, a radiação solar será mais bem aproveitada se as placas estiverem voltadas para a Linha do Equador (geralmente face Norte). No entanto, uma instalação voltada para leste ou oeste pode ter uma produção bem próxima à da face norte desde que feito um estudo detalhado que garanta a melhor performance.

    A inclinação também influencia na produção de energia, mas geralmente utilizamos a inclinação do próprio telhado. Além da questão estética, isso é feito para baratear o sistema, reduzir os riscos e esforços causados pelo vento (“efeito vela”) e para evitar sombra de uma fileira sobre a fileira de trás, aproveitando melhor a área disponível.

    A inclinação ótima depende da latitude e no Brasil fica entre 10° e 30° para sistemas conectados à rede, ou até 45° para sistemas Off Grid. O prejuízo de produção fora da inclinação ótima não é muito significativo se o sistema é bem projetado. Via de regra, apenas em coberturas planas, como lajes, é necessário instalar estruturas triangulares para ajustar a inclinação.

    Instalação Placa Solar Fotovoltaica  ngulos

    ngulo de inclinação de uma placa solar fotovoltaica


    • Em quais lugares posso instalar uma placa solar fotovoltaica?

    As aplicações das placas solares são inúmeras. Em praticamente qualquer lugar que bata sol, é possível instalar um sistema solar fotovoltaico, com grandes benefícios.

    As aplicações das placas solares são inúmeras. Em praticamente qualquer lugar que bata sol, é possível instalar um sistema solar fotovoltaico, com grandes benefícios.

    Veja as vantagens de se instalar um sistema fotovoltaico.

    Confira, abaixo, algumas das principais aplicações das placas solares:

  • Energia solar residencial (em casas, apartamentos e condomínios);
  • Energia solar para funcionamento de eletrodomésticos e equipamentos como ar-condicionado ou geladeiras;
  • Energia solar industrial;
  • Soluções solares para iluminação pública, como postes e faróis de trânsito;
  • Estacionamentos solares ou “Carport”;
  • Energia para canteiros de obras;
  • Gerador de energia para backup;
  • Fazendas solares (com geração de energia para ser distribuída a outros locais);
  • Iluminação rural;
  • Bombeamento de água por energia solar - irrigação e outras técnicas de agricultura, transferência de água de poços artesianos e abastecimento de caixas d’água;
  • Eletrificação de cercas – eletrificação rural;
  • Veículos recreativos, motorhomes, trailers e vans;
  • Fornecimento de energia para sistemas de telecomunicações (telecom);
  • Carregamento de veículos elétricos;
  • Alimentação de dispositivos autônomos de forma geral;
  • Entre diversas outras aplicações.


  • Aplicação Energia Solar Fotovoltaica

    Poste de iluminação pública com placas solares fotovoltaicas. Crédito da imagem: Succo/ Pixabay



    • Qual curso fazer para conhecer mais sobre Placas Solares Fotovoltaicas?

    O rápido crescimento do setor faz com que, a cada ano, diversos profissionais se interessem pela especialização em energia solar.

    Para interessados em iniciar uma carreira na área ou profissionais que já atuam no mercado e buscam ampliar seus conhecimentos, há uma série de cursos disponíveis sobre energia solar, a maioria deles com foco na instalação de sistemas fotovoltaicos e que explica os detalhes e cuidados necessários na instalação de uma placa solar.

    Conheça os cursos de energia solar da NeoSolar