Sistemas híbridos de energia solar: a solução para tempestades e apagões

Pessoas usando guarda chuva durante uma chuva.
31 de janeiro de 2024
Sistemas híbridos de energia solar: a solução para tempestades e apagões

Chuvas fortes e apagões – a solução pode estar nos sistemas híbridos de energia solar

Ao longo dos últimos meses, São Paulo e outras cidades do estado sofreram com excesso de chuvas, ventos e raios, que provocaram destruição e vários apagões que deixaram milhares de pessoas sem energia elétrica por muitos dias.

Como estamos no verão, suas chuvas características despertam preocupação constante, especialmente por parte daqueles que dependem da energia elétrica para manter suas atividades.

Neste cenário, a energia solar aparece como uma das alternativas para esse problema, principalmente com o uso dos chamados sistemas híbridos.

No texto a seguir, você vai entender principalmente o que são e a importância dos sistemas híbridos.

Confira!

 

Leia também:

Os sistemas híbridos

Campo aberto com vários painéis solares.

Os sistemas fotovoltaicos são classificados em três tipos: On Grid, Off Grid e Híbridos. 

Como você já leu no blog NeoSolar, os sistemas On Grid necessitam da rede elétrica para funcionar, enquanto os Off Grid são totalmente independentes, utilizando baterias para armazenar energia. Os sistemas híbridos, por sua vez, combinam as vantagens dos dois, conectando-se à rede elétrica e utilizando baterias para armazenamento. 

Os sistemas híbridos geram eletricidade a partir de duas ou mais fontes de energia, que podem ser ou não renováveis, e operando em conjunto. Não é novidade que a geração de energia por meio de sistemas híbridos tem atraído adeptos, devido às diversas características vantajosas, como a eficiência e autonomia.

Os aspectos positivos incluem o fato de que, em caso de inatividade de uma das fontes, ocorre a troca pela outra, o que melhora a estabilidade e confiabilidade da energia elétrica fornecida.

Também cabe destacar a redução no consumo de energia das distribuidoras e dos impactos ambientais e a maior rapidez no “payback” dos sistemas.

Como usar sistemas híbridos em apagões

Lâmpada ligada durante um apagão

Em situações de apagão, é importante que você saiba: por questão de segurança, os sistemas conectados On Grid param de funcionar, já os sistemas Off Grid e híbridos usam a energia das baterias para suprir a falta de abastecimento pela rede.

E é aí que eles surgem como alternativa em situações de falta de energia por um longo período. 

Os sistemas híbridos funcionam pela integração de baterias, painéis solares, geradores e inversores, juntamente da rede elétrica. A bateria, nesse caso, tem o papel de armazenar a energia não só para o consumo noturno, mas também de operar como um sistema de backup. Assim, quando falta energia da rede, ela passa a abastecer o imóvel até que os reparos da distribuidora sejam concluídos. 

Com a capacidade de armazenar energia solar excedente, os consumidores podem utilizá-la em momentos de necessidade, reduzindo a dependência das concessionárias e evitando prejuízos causados por apagões, ou utilizando essa energia excedente de forma mais eficiente ao invés de devolver para a rede.

Soluções da NeoSolar

Agora que você já conhece mais sobre o funcionamento dos sistemas híbridos, é importante que conheça as soluções da NeoSolar.  Confira os principais Kits Solares Híbridos Nobreak, que oferecem backup de energia para sua residência, empresa ou comércio.

________________

Editado por Alexia Messa

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

 

E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!

Instagram NeoSolar
LinkedIn NeoSolar
YouTube NeoSolar
Facebook NeoSolar


Fique ligado no mundo dos Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:

Instagram NeoCharge
LinkedIn NeoCharge
YouTube NeoCharge
Blog NeoCharge

Related posts
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado