Diferenças entre energia solar On Grid e Off Grid | Blog NeoSolar

Mãos humanas segurando um sistema de energia solar
24 de janeiro de 2024
Diferenças entre energia solar On Grid e Off Grid | Blog NeoSolar

Off Grid x On Grid: você sabe a diferença dos sistemas?

2024 chegou e, com ele, a expectativa por mais um ano positivo para a energia solar no Brasil. Segundo projeções da Absolar, o setor deve acumular mais de 45,5 GW no ano, com crescimento de mais de 26% em relação à potência atual, de 36 GW.

Durante o ano, trataremos de diversos assuntos relacionados à energia solar, debatendo aspectos e conceitos que ajudem você, leitor, a conhecer e se interessar mais por um segmento que está em franca expansão e ganha cada vez mais adeptos no país.

No texto a seguir, faremos uma introdução à energia solar, com destaque à diferença entre os sistemas On Grid e Off Grid.

Confira!

 

Leia também:

O que é a energia solar?

Placa Solar - NeoSolar

Para começar, é importante destacar: energia solar nada mais é que qualquer tipo de produção de energia que tenha como base os raios solares. E, como existem várias formas de se converter a luz e o calor emitidos pelo sol, também são diferentes os tipos de energia solar. 

Energia solar fotovoltaica – capaz de transformar a energia do sol em eletricidade com o uso de placas fotovoltaicas;

Energia solar térmica – o calor da radiação solar é transferido para água ou óleo, para posteriormente ser utilizado como fonte de calor;

Energia termossolar ou solar heliotérmica – concentra raios solares para gerar energia.

Nesse texto, vamos focar no tipo mais comum de energia solar, a fotovoltaica, que se destaca pela imensa variedade de aplicações, com projetos que podem ser Off Grid (sistemas isolados) ou On Grid (instalações conectadas à rede elétrica, que podem ser usinas solares ou de geração distribuída).

Sistemas isolados (Off Grid)

Explicação de como funciona um sistema solar off grid

Os sistemas isolados para geração de energia solar fotovoltaica são caracterizados por não se conectarem à rede elétrica. Esse tipo de sistema abastece diretamente os aparelhos que utilizam a energia e são geralmente construídos com um propósito local e específico. 

São ideais para locais remotos, já que muitas vezes é o modo mais econômico e prático de se obter energia elétrica. As aplicações dos sistemas vão desde o bombeamento de água e a eletrificação de cercas, até a utilização em geladeiras para armazenar vacinas, postes de energia e estações replicadoras de sinal.

Para funcionar, os sistemas Off Grid necessitam de painéis, que geram a energia elétrica que abastece as baterias e, assim, transformam a radiação solar em corrente elétrica contínua. Esses sistemas são compostos por apenas um painel ou vários painéis interligados; controladores de carga para garantir o correto abastecimento das baterias, evitando sobrecargas e descargas profundas; os inversores, que transformam corrente contínua (CC) em corrente alternada (AC); e as baterias, que armazenam a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que o sol não estiver presente e não houver outras fontes de energia.

Em relação a custos, é uma solução mais barata do que solicitar a uma concessionária a instalação de uma estrutura com postes e cabos. Além disso, também é mais barata do que usar geradores a diesel ou gasolina, que possuem um alto custo de operação e manutenção- sem falar no inconveniente do barulho, fumaça e poluição.

Sistemas conectados (On Grid ou Grid Tie)

Explicação do funcionamento de um sistema solar on grid

Já os sistemas On Grid (ou Grid Tie) têm como característica o fato de estarem conectados à rede elétrica. Eles não utilizam baterias e controladores de carga, o que faz com que sejam mais eficientes, além de garantir que toda a energia seja utilizada, localmente ou em outro ponto da rede. 

Do ponto de vista dos componentes, um sistema fotovoltaico Grid Tie é composto por painéis solares e inversores, sendo estes últimos os responsáveis por transformar a corrente contínua em alternada e por sincronizar o sistema com a rede pública. Por estar conectado, a falta de energia é compensada pela rede, o que elimina a necessidade de baterias.

Falando em investimento, o sistema On Grid requer apenas um valor inicial, com retorno entre 3 e 7 anos. E o melhor: a conta de energia é reduzida em até 95%. A baixa necessidade de manutenção é outro diferencial que pode tornar o custo-benefício da energia solar mais vantajoso. 

__________________________

Editado por Alexia Messa

 

Aprendeu a diferenciar os sistemas? Agora é hora de compartilhar este conteúdo!

 

E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!

Instagram NeoSolar
LinkedIn NeoSolar
YouTube NeoSolar
Facebook NeoSolar


Fique ligado no mundo dos Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:

Instagram NeoCharge
LinkedIn NeoCharge
YouTube NeoCharge
Blog NeoCharge

Related posts
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado