5 mitos e verdades sobre energia solar | Blog NeoSolar

Ilustração de uma menina no centro da imagem, com pontos de interrogação e exclamação em cima da cabeça. Atrás dela, há duas placas apontando para direções diferentes.
23 de fevereiro de 2024
5 mitos e verdades sobre energia solar | Blog NeoSolar

5 mitos e verdades sobre a energia solar - Qual você ainda não sabia? 

Dizem que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, certo?

Então por aqui vamos (re)começar a falar sobre energia solar, em busca de tirar algumas dúvidas dos interessados nesta modalidade que já é a segunda maior fonte energética do país e tem atraído cada vez mais adeptos.

É importante lembrar que a energia solar é limpa, renovável e contribui com a transição energética do Brasil, ao tempo em que se apresenta como uma maneira de economizar na conta de luz.

Se você ainda não tem certeza se energia solar é uma boa escolha, esse texto pode te ajudar! Confira a seguir 5 mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica.

 

Leia também:

1- Pode haver geração de energia solar em dias sem sol

 Mulher vestindo capa de chuva

Verdade. Sempre haverá geração de energia. Os painéis solares são muito sensíveis à luz e, mesmo em dias nublados ou de chuva fraca, continua existindo geração de energia, mesmo que em menor quantidade que em dias ensolarados.

2 - Consigo zerar minha conta de luz utilizando sistemas de energia solar

Lâmpada em cima de algumas moedas

Mito. Com a instalação de sistemas fotovoltaicos, é possível reduzir a conta de energia em até 95%, mas sempre haverá o custo da taxa de disponibilidade do sistema, pago às concessionárias. Portanto, mesmo com créditos disponíveis e uma grande diminuição na fatura, o custo nunca será zero.

3 - Painéis solares podem danificar os telhados

Vista de cima de uma cidade com casas com placas solares nos telhados

Verdade. Se os painéis forem instalados sem um estudo que avalie a estrutura do telhado e principalmente o peso suportado, existe sim o risco de colapso, como o desmoronamento do telhado. Quando pensar em instalar um sistema de energia solar, consulte uma empresa idônea e confiável, que realize um laudo do telhado que será utilizado.

4 - Depois de instalados, os painéis não podem ser retirados

Painéis Solares

Mito. Caso o proprietário deseje, é possível sim remover os painéis de lugar, como em caso de mudança, por exemplo. Mas, é importante saber que nesses casos, um novo projeto deve ser realizado para a instalação do sistema em local diferente, sempre atentando às normas vigentes e por meio de empresas especializadas.

5 - Os sistemas solares geram muito ruído

Mulher tapando os ouvidos com as mãos

Mito e verdade. Os painéis solares, que são equipamentos eletrônicos e estáticos, não geram qualquer ruído. Porém, se considerarmos os inversores, que podem aquecer quando estão em sobrecarga, é possível que se gere barulho, por conta da ventoinha para resfriamento da eletrônica do aparelho.

Dependendo do fabricante, o barulho pode ser maior ou menor, contando ainda que a localização do equipamento pode incomodar mais ou menos o proprietário do sistema. Já no caso dos microinversores, isso não acontece, pois não possuem ventoinha.

________________

Editado por Alexia Dias

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

 

E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!

Instagram NeoSolar
LinkedIn NeoSolar
YouTube NeoSolar
Facebook NeoSolar


Fique ligado no mundo dos veículos elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:

Instagram NeoCharge
LinkedIn NeoCharge
YouTube NeoCharge
Blog NeoCharge

Related posts