Retrospectiva NeoSolar: 2023 marcou a Energia Solar, que venha 2024! |Blog NeoSolar

Equipe NeoSolar e NeoCharge 2023
20 de dezembro de 2023
Retrospectiva NeoSolar: 2023 marcou a Energia Solar, que venha 2024! |Blog NeoSolar

Retrospectiva NeoSolar: 2023 marcou a Energia Solar, que venha 2024!

Estamos chegando ao final de 2023, um ano desafiador em diversos aspectos - o que não foi diferente para o setor de energia solar.

No Brasil, que acumula crescimento exponencial na instalação de novos sistemas, a expectativa era pela chegada de um novo governo, início das alterações propostas pelo Marco Legal da Geração Distribuída e um momento econômico mais favorável no mundo.

Por aqui, vamos relembrar fatos importantes que movimentaram o mercado e descobrir como foi o ano para a NeoSolar, empresa referência há 13 anos e líder no segmento Off Grid.

Veja também:

Marco Legal da GD

Conjunto de casas utilizando placas solares

Após um ano de sua aprovação e de muitos debates e discussões sobre o tema, o novo Marco Legal da Geração Distribuída, mais conhecido como "taxação do sol", estabelece o regramento sobre a micro e a minigeração distribuída de energia. Tais modalidades permitem que consumidores produzam a própria eletricidade e obtenham economia na conta de luz por meio de um sistema de compensação de créditos com a concessionária de distribuição.

Apesar do alarde em torno da taxação, estabelecida pela Lei 14.300/2022, hoje já se sabe que continua sendo vantajoso investir em energia solar, com economia ainda maior e retorno do investimento para instalação do sistema solar (payback) com tempo reduzido em relação ao período anterior ao Marco Legal.

Mas esse será assunto aqui no blog em 2024...

Novos anúncios

Placa Solar - NeoSolar

Com a chegada de 2023, havia também a expectativa pelos planos da nova gestão federal.

Logo no mês de março, um decreto presidencial incluiu o segmento de painéis fotovoltaicos, voltados para a produção de energia solar, no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis).

Com isso, esses painéis passaram a contar com alíquota zero do Imposto de Importação (II), do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e do PIS/Cofins, em benefício que vale até dezembro de 2026.

Outra medida, desta vez anunciada em junho, estabeleceu que incentivos para a instalação de energia solar fossem incluídos no projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1.162/2023, que recria o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A previsão é que os custos da instalação de equipamentos fotovoltaicos sejam vinculados às linhas de atendimento do programa habitacional.

Um dos argumentos de especialistas é que a inclusão da energia solar no programa vai expandir o acesso da tecnologia e seus benefícios para consumidores de baixa renda, desmitificando a ideia de que a energia solar é apenas para ricos. 

Como foi o ano para a NeoSolar

Equipe NeoSolar 2023

A geração de energia solar bateu inúmeros recordes em 2023, consolidando-se como a segunda fonte na matriz energética do Brasil e ultrapassando os 35 GW de capacidade instalada no país. 

Para a NeoSolar, o ano foi desafiador, mas também de comemoração. A empresa registrou crescimento de 30% no faturamento por meio de suas áreas de negócio, especialmente nos projetos relacionados aos sistemas Off Grid, além do aumento nas vendas de baterias de lítio e kits híbridos.

Os grandes destaques do ano foram a participação em projetos como o “Luz Para Todos” e a ampliação do portfólio, com a chegada da linha de bombas ZTROON, ideais para diversas aplicações como na agricultura, pecuária e no abastecimento de água em regiões sem acesso à energia elétrica convencional.

Além disso, a empresa conquistou certificações importantes, como o certificado emitido pela Great Place to Work (GPTW), consultoria global que reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 90 países ao redor do mundo. Em pesquisa respondida pelos próprios colaboradores, de forma sigilosa, a NeoSolar obteve um índice acima da média nacional em temas como respeito, credibilidade, orgulho, imparcialidade e camaradagem. Dentro do mercado de energia, a empresa também foi destaque, classificada no top 20 nacional.

Outro marco foi a certificação nível AAA da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), na categoria “Empresas importadoras/distribuidoras de produtos fotovoltaicos”. 

A companhia foi a primeira do estado de São Paulo e uma das nove de todo o país a garantir o reconhecimento que atesta, por meio de requisitos e auditoria, a governança e a excelência para a execução de determinados serviços ou para o fornecimento de produtos.

Neste ano, a NeoSolar também passou por mudanças importantes, com a chegada do novo portal B2B, a volta dos cursos presenciais e, mais uma vez, a presença na Intersolar South America, principal evento do setor de energia solar da América Latina, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Seguindo o forte crescimento do setor de mobilidade elétrica brasileira, a NeoCharge, referência em soluções para recarga para veículos elétricos, celebrou um incremento de 65% no faturamento em 2023. E a expectativa é de que 2024 seja ainda mais promissor, com a possibilidade da fabricação dos primeiros automóveis eletrificados no país e a chegada de novos players.


O blog da NeoSolar volta em 2024! Até lá!

______________

Editado por Alexia Messa 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e fique atento às novidades da NeoSolar!

E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR NAS REDES SOCIAIS!


Fique ligado no mundo dos Veículos Elétricos seguindo as redes sociais da NeoCharge:

Related posts
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado